Operação Urbana Água Branca é aprovada

No Direto do Plenário de ontem, o vereador Ricardo Young  falou sobre a Operação Urbana Água Branca:

Além disso, o blog dos vereadores do PPS publicou mais sobre o projeto e a justificativa do voto, acesse: http://vereadorespps.blogspot.com.br/2013/10/young-explica-os-motivos-para-votar-o.html

Ainda segundo o vereador, apesar do projeto ter sido aprovado, infelizmente, a emenda de autoria do vereador Police Neto que previa a inclusão de indicadores sobre as aplicações dos recursos foi vetada.

Opinião:

Em um primeiro momento achei bem estranha a decisão. Ricardo Young mostrou todos os defeitos do projeto, a forma totalmente anacrônica que ele foi tramitado e mesmo assim votou a favor dele.

Não consegui me contentar com as explicações que o vereador deu acima, e procurei uma melhor explicação para tentar entender o voto favorável.

Em conversa com o vereador, o questionei sobre esta decisão. Ele me explicou que o projeto estava convergindo  para que o substitutivo formulado pela Comissão de Política Urbana fosse aprovado. Substitutivo que passou por diversas Audiências Públicas, foi modificado e teve ampla participação popular.

Porém com a apresentação do substitutivo pelo Executivo, tudo mudou! Foi alterado o gabarito, o número de moradias populares, o limite de vagas de garagem, entre outros pontos.

O líder do governo, vereador Arselino Tatto, tentou convencer na Reunião de Líderes que o projeto deveria ser aprovado. Porém diversos líderes, entre eles Ricardo Young, se posicionaram pela obstrução, pois não concordavam com o projeto e o procedimento adotado pelo Executivo.

Quando Tatto viu que não iria conseguir, começou a negociação para que o projeto do executivo sofresse alterações para se aproximar do projeto da Comissão de Política Urbana. Segundo Ricardo Young foram mais de 4 horas de negociações. Quem esteve à frente foram os vereadores Nabil Bonduki e Andrea Matarazzo.

Ricardo Young disse que a pressão e o lobby do mercado imobiliário são muito grandes e toda a negociação aconteceu com a sessão suspensa, ou seja, de quem defendeu o mercado imobiliário não teve registrada essa opinião. Há vereadores que diziam que o projeto da Comissão não era viável para o mercado imobiliário. Eu me pergunto, por que isso não foi tratado nas Audiência Públicas? Para que serviu tanto trabalho?

Quando se chegou ao limite da negociação, Ricardo Young reconheceu que o projeto não era o ideal, mas que era melhor aprová-lo do que correr o risco de ficar pendente de votação e com isso o mercado imobiliário se aproveitar da falta de regulamentação e tentar aprovar empreendimentos muito além do que o projeto em discussão permitiria.

Com isso, esse fez questão de registrar na sessão toda a confusão provocada pelo executivo com a troca do substitutivo e também da pressão que o mercado imobiliário fez de forma não transparente para que o projeto fosse alterado.

Com isso ele justifica o voto favorável ao projeto.

Na minha opinião um projeto que esta formatando vários bairros não pode passar dessa forma. É impressionante a força do mercado imobiliário dentro da CMSP! Por tudo isso, eu acredito que o melhor voto era o contrário, mesmo considerando todo o contexto.  Não vejo como encaixar esse voto dentro do contexto do mandato do Ricardo Young. Esta é apenas uma opinião pessoal. Entendo que o voto não foi a favor do mercado imobiliário, o vereador tomou posição e mostrou os problemas, poderia ter votado contra, apesar de todos os esforços de negociação.

Agora a CMSP irá abrir o debate para o Plano Diretor. Qual será o poder do mercado imobiliário? E a população será ouvida de verdade? Para que tantas audiências públicas se no final quem manda é o poder econômico?

Anúncios

Um comentário sobre “Operação Urbana Água Branca é aprovada

  1. Pingback: Plano Diretor aprovado; Ricardo Young vota favorável | Adotei Ricardo Young

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s